terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Tavariana

(Goodbye, Gonçalo)

Emanuel Filho é um cálculo equivocado, e disso ele se apercebeu quando ainda criança. Fizeram-no entender. Como uma sombra que confunde, sua mera presença bastava para que os em sua companhia tomassem direções inexatas. “É um menino de caráter canceroso, de palavras e ações que se instalam em sítios inapropriados.” Não é fácil crescer dessa maneira. Atravessar a infância sendo o portador desse diagnóstico é, no mínimo, uma proeza de tamanho médio.

As pessoas, em sua esmagadora maioria, entendem o mundo com olhos gerais, com os olhos de muitos. É uma herança ocular que se recebe. Mas essa, tão fundamental para seguir os caminhos ofertados pelo projeto humano, foi negada de antemão ao garoto. Emanuel concebeu um percurso para si. E o fez com apenas dois olhos.

É este o nome dos caminhos dotados de fisionomia vulgarmente própria: erro. Todavia, Emanuel nunca abraçou o engano absoluto. O desprezo necessário para tal é do tipo ativo, e em muito difere da condição aqui tratada. Emanuel não é um sociopata. Não pelo lado interno. A diferença é um objeto complexo, imbuída de muitos esforços. Emanuel: matéria prima a ser processada em várias etapas. Sim, existem máquinas para isso.

Um grande proprietário: além de seus próprios, Emanuel detém a mais valia dos erros alheios. É um tanto pesado, compreende? Mas aquilo tudo era necessário. O erro, quando certeza, traz consigo uma calma, uma paz. Paz de testas enrugadas e olhares reprovadores, isso é verdade, mas que atinge um nível máximo de precisão: “Errei, não foi? Sabia!”

[Fim da autópsia do cyborg]

Talvez, no fundo, não exista escapatória. O caos está, pouco a pouco, morrendo asfixiado. A besta geométrica analítica está faminta. Seremos engolidos. Nós: restolho digerido, coordenadas. Tornar-se-á óbvio, então, o caráter neurótico de tudo.

Um comentário:

  1. Hei, rapaz! Excelente literatura, hein? Coisa de primeira! To em Brasília! Pra quando marcamos aquela cerveja?
    Abraço
    Lorena

    ResponderExcluir